COMPARTILHAR

Ter o cabelo bonito e saudável é uma grande dificuldade para quem tem cabelos crespos ou cacheados, pois os fios crespos são frágeis, e o malcuidado faz o cabelo cair antes de ficar com um bom comprimento. Pensando nisso, a blogueira americana Chicoro, autora do livro “Grow it!”, desenvolveu uma técnica que batizou de Método LOC, para hidratar profundamente os fios.

13672140_1068108453236470_2045237325_n
Passo a passo do Método LOC
A técnica é muito popular entre meninas com cabelos crespos, consiste em um cuidado dividido em três etapas, uma líquida (L – água, água com glicerina líquida ou d-pantenol), outra a base de óleo (O – óleos vegetais capilares, como coco, argan, macadâmia etc.) e uma com um produto hidratante de textura cremosa e consistente (C – creme de pentear, leave-in, condicionador sem enxágue).
O segredo está na ordem de aplicação de acordo com a taxa de evaporação de cada um deles e na pausa que é preciso ser feita entre cada etapa – cerca de 10 a 15 minutos de espera para que o cabelo absorva bem cada um dos produtos. Então, o primeiro passo é hidratar os cabelos com água, seja durante o banho ou com um borrifador. A água pode ser usada pura ou misturada a glicerina líquida ou d-pantenol, que ajudam na formação dos cachos e no brilho. Umedeça os fios e deixe-os secar naturalmente.
Com os cabelos parcialmente secos (se estiverem molhados, a absorção dos produtos não será eficaz), comece a segunda parte do Método LOC (líquido, óleo, creme), a aplicação de um óleo vegetal de sua preferência, vale usar o tradicional e popular argan ou óleo de coco, oliva, entre outros, escolha aquele que seu cabelo costuma se adaptar melhor e aplique mecha a mecha, massageando bem os fios e enluvando para potencializar a penetração. De novo, deixe o produto agir por cerca de 10 minutos.
Após a pausa da aplicação do óleo, você chega à última etapa da técnica, com a aplicação de um creme de pentear, leave-in ou condicionador sem enxágue. Escolha aquele creme que você já usa e que não pesa no seu cabelo. Ele precisa ser consistente, mas não pode deixar resíduos aparentes. Nesta etapa, você pode aproveitar para fazer uma fitagem nos fios  e assim garantir cachos modelados ao fim do processo.
O Método LOC garante que o cabelo fique mais fortes, porque, com todas essas etapas e pausas, a hidratação é selada dentro dos fios, conferindo maior resistência aos crespos. A técnica também é responsável por devolver maciez e brilho aos cabelos, além de ser eficaz no combate ao frizz dos fios longos.
Você já conhecia o Método LOC? Conte sua experiência com esta técnica. Gostou das dicas? Compartilhe!

SEM COMENTÁRIOS